24/04/2016

.
 ESTA SEMANA NA
"VISÃO"

Refugiada de 15 anos faz campanha contra casamento infantil

Uma refugiada síria de 15 anos que vive num campo de refugiados na Jordânia está a fazer uma campanha contra o casamento infantil.Conheça a história

Uma adolescente tem dedicado o seu tempo a fazer uma campanha contra o casamento infantil. Omaima Hoshan veio da Síria, tem apenas 15 anos e vive no campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, onde estão atualmente 80 mil pessoas.
 .
Tudo começou quando a sua melhor amiga, com quase 14 anos, foi obrigada a casar com um homem mais velho. "A minha amiga não queria a casar, mas os pais dela pensaram que era a melhor opção. Nós estávamos sempre juntas e ela era das melhores alunas da minha turma" explica a adolescente num artigo publicado no site do ACNUR. Após o casamento nunca mais viu a amiga.

Depois deste episódio, a jovem Omaima decidiu fazer alguns workshops, para tentar convencer as outras raparigas e os seus pais a não aderirem a esta tradição, e, em vez disso, continuarem a estudar. Um terço dos casamentos de refugiados sírios realizados na Jordânia envolve pessoas com menos de 18 anos.

Apesar de tudo, Omaima tem o desejo de casar mas só após terminar os estudos. Também pretende continuar a defender os direitos das mulheres, "O meu pai diz que eu comecei algo muito positivo e que devo continuar. Eu quero ir para universidade, para ser advogada e defender os direitos das mulheres e raparigas" afirmou Omaima ao site Mashable.

* Estas meninas corajosas, existem mais, têm de ser protegidas.

.

Sem comentários: