13/03/2016

.
ESTA SEMANA NA
"VISÃO"

"Sexo oral em troca de água e biscoitos" 
e outras denúncias contra forças da ONU

A troca terá sido realizada entre uma menina de sete anos e soldados franceses que integravam uma das forças de manutenção da paz das Nações Unidas 
 .
"A menina, de sete anos, disse-nos que fez sexo oral a soldados franceses em troca de uma garrafa de água e um pacote de biscoitos". O depoimento, registado pela Comissão de Direitos Humanos da ONU, dá uma espécie de rosto aos números apresentados no sábado pelo secretário-geral Ban Ki-moon: 99 novas denúncias de abuso sexual em 2015 - 69 relativas a abusos cometidos por soldados em missões de paz e 30 por funcionários da ONU noutros setores

A maioria dos abusos teve lugar em África, sobretudo na República Centro-Africana. Uma adolescente de 14 anos relatou à Human Rights Watch como passava pela  missão da ONU no país, no aeroporto, quando foi atacada: "Os soldados estavam armados. Um segurou-me os braços enquanto outro me arrancava a roupa. Atiraram-me ao chão, e, enquanto um me segurava, o outro violava-me."

Outra jovem de 18 anos afirmou ter sido violada por três homens armados quando foi pedir comida à base dos soldados da Nações Unidas na República Democrática do Congo.

* Tão sórdida é esta informação que tem de ser divulgada para a repudiarmos cada vez mais, para que os autores sejam severamente punidos.

.

Sem comentários: