21/02/2016

.

803
Senso d'hoje

UMBERTO ECO
ESCRITOR E ACADÉMICO
MORREU 19/02/16
25 FRASES DE SUA AUTORIA


SOBRE OS LIVROS
1. “Vivemos para os livros”
2. “Os livros não foram feitos para serem acreditados mas para que os questionemos. Quando lemos um livro, devemos perguntar a nós próprios não o que diz mas o que significa”
3. “Há dois autores que me influenciaram, o Joyce e o Borges”
4. “Tenho cerca de 50 mil livros. Quando a minha secretaria disse que ia catalogá-los disse-lhe para não o fazer, os meus interesses mudam constantemente.”
5. “Sempre me considerei um académico que num fim de semana de Verão decidiu escrever um romance”
6. “Para sobreviver é preciso contar histórias”
7. “Quando conheci o Dan Brown disse-lhe que ele me devia ter dado royalties”

SOBRE A LÓGICA E AS INTERPRETAÇÕES
8. “Como disse o homem, para cada problema complexo há uma solução simples e está errada.”
9. “Um cão não mente. Quando ladra é porque está alguém lá fora”
10. “Por vezes a frase de Flaubert, ‘a Madame Bovary sou eu’, não é verdade. Por vezes eu não sou as minhas personagens”
11. “As pessoas nunca são tão completamente e entusiasticamente más como quando o são ao agirem por convicção religiosa”
12. “Há muitas conspirações pequenas e muitas delas são expostas. Mas a paranóia da conspiração universal é mais poderosa porque dura para sempre”

SOBRE OS TEMPOS RECENTES
13. “Berlusconi é um génio da comunicação, se não fosse nunca tinha ficado tão rico”
14. “Os jornais envolvem os factos em comentários. É impossível transmitir simples factos sem estabelecer pontos de vista”
15. “Sou um velho consumidor de jornais, não consigo evitar ler os meus jornais todas as manhãs, uso a TV para as notícias, os concursos de perguntas e, às vezes, para bons filmes”
16. “Não estou no Facebook nem no Twitter porque o propósito da minha vida é para evitar mensagens, recebo demasiadas mensagens vindas do mundo”
17. “O Google faz uma lista mas no instante em que olho para ela, a mesma lista já mudou. Estas listas podem ser perigosas”

SOBRE ELE PRÓPRIO
18. “Ele [o pai] morreu muito cedo, em 1962, mas só depois de eu ter publicado alguns livros. Eram coisas académicas, provavelmente confusas para o meu pai, mas descobri que à noite ele tentava lê-los.”
19. “Uma mãe tem orgulho no seu filho, mesmo que o filho seja completamente estúpido”
20. “Escrevia histórias e princípios de livro quando tinha 10, 12 anos”
21. “Numa determinada idade, aos 15 ou 16 anos, a poesia é como masturbação. Ainda bem que desisti cedo.”
22. “Eram tempos estranhos. Mussolini era muito carismático e como acontecia com qualquer miúdo na altura, eu estava envolvido com o movimento fascista”
23. “Durante os primeiros dez anos da minha vida fui educado por fascistas, na escola, e eles faziam uso de uma conspiração universal, de que os ingleses, os judeus e os capitalistas conspiravam contra o pobre povo italiano”
24. “Há uma boa razão para nunca ter realizado um filme. É porque sou impaciente. Num filme, se precisas de um elefante e o elefante não está lá, tens de esperar dois dias. Eu não posso esperar dois dias por um elefante.”
25. “Não escrevo nenhuma espécie de autobiografia mas os romances são a minha autobiografia, há uma diferença.”


FONTE: OBSERVADOR

.

Sem comentários: