01/02/2016

.
 
HOJE NO
 "RECORD"

Vanessa Pereira sonha 
com Mundial de ironman

Vanessa Pereira revelou esta segunda-feira a ambição de voltar a disputar o Mundial de ironman, em Kona, no Havai, depois de ter sido segunda classificada no Israman, em Israel.
 .
Na sexta-feira, a triatleta natural do Cadaval cumpriu a prova israelita em 11:31.53 horas, após 1:02.35 horas nos 3,8 quilómetros a nadar, 6:44.05 nos 180 a pedalar e 3:35.49 nos 42,2 a correr, gastando pouco mais de meia hora do que a vencedora, a israelita Antonina Reznikov (10:59.16).

"Há o ironman e há o Israman! Estou muito feliz com o segundo lugar, não há palavras para descrever quão fantástica, difícil, impressionante e inesquecível é esta corrida. Muito obrigado Eilat e Israel, certamente vou voltar mas, por favor, sem zero graus nas montanhas", escreveu Vanessa Pereira na sua página oficial no Facebook.

Em declarações à Lusa, Vanessa Pereira, de 27 anos, considerou que o Israman é uma das dez provas mais difíceis de ironman do mundo, que pela data de realização dificulta a preparação.

"A prova caracteriza-se pelas paisagens deslumbrantes e pela dureza no ciclismo, com uma altimetria de 3.000 metros de desnível acumulado, em torno da montanha de Eilat, sob frio e vento, e a maratona é igualmente dura, com dez quilómetros a descer e os restantes 32,2 no centro da cidade. Consegui um segundo lugar, senti-me bem e forte, tentei alcançar a primeira, mas o frio no ciclismo impediu-me de ter feito algo mais. Mais do que o resultado, deixa-me muito motivada para a longa época que se inicia", explicou.

Vanessa Pereira justificou a aposta no ironman, por ser a vertente em que consegue melhores resultados: "É esta distância que me faz acordar todos os dias às 05H30 da manhã com um sorriso na cara pronta para fazer aquilo que mais gosto".

A aposta nestas distâncias ocorreu como "presente" pela conclusão da licenciatura em farmácia, em 2009, quando venceu o seu escalão e se apaixonou pela experiência.

"Desde então me tenho focado apenas nesta vertente, em que os anos e a experiência são uma mais-valia na obtenção de bons resultados. O meu sonho é estar presente no Campeonato do Mundo de ironman no Havai e para o qual apenas os melhores do mundo são qualificados. Já lá estive como amadora, fui a primeira portuguesa de sempre, mas agora pretendo alcançar o meu lugar como profissional", frisou.

Para 2016, Vanessa Pereira ambiciona um dos cinco primeiros lugares no Europeu, a disputar a 24 de julho, em Poznan, na Polónia, e um dos dez primeiros no Mundial, marcado para 24 e 25 de setembro, em Oklahoma, nos Estados Unidos, prometendo ainda tentar o seu sexto título nacional de triatlo e o de contrarrelógio no ciclismo de estrada.

* Que força é essa Vanessa, que força é essa....

.

Sem comentários: