15/10/2015

.


675
Senso d'hoje
   JOÃO MIGUEL TAVARES
JORNALISTA E CRÍTICO
CO-AUTOR DO
"GOVERNO SOMBRA"
FAMÍLIA,POLÍTICA,AMOR E FÉ

QUEM É O MARINHEIRO NA RELAÇÃO?
"A Teresa. Em 98 em cada 100 casais é a mulher que leva as coisas para a frente. E as mulheres não estão disponíveis para abdicar desse papel. Quando, até por causa do trabalho dela, o homem começa a assumir papéis da mulher, elas não gostam. De um modo geral elas querem ajudantes. Querem que o homem trabalhe mas para fazer as coisas ao jeito delas, não é para escolher a roupa das crianças."

POLÍTICA
“Em Portugal ninguém chegou a um nível elevado de política sem ter estado metido em coisas manhosas” 
.../...
Devo dizer que até me estou a distanciar dos meus amiguinhos de direita. Há gente a achar que se Costa se coligasse à esquerda era uma espécie golpe de estado. Não era, é a democracia. Se assim for, nada contra, bem pelo contrário. Quer dizer, preocupar-me-ia em termos de políticas mas não acho Costa um lunático e, se houvesse uma esquerda que se comprometesse com a governação, o país só tinha a ganhar isso. Assim um bloco à esquerda.

O QUE EXPLICA UMA RELAÇÃO DURADOURA?
Sorte. Pessoas com relações muito longas por vezes dá-lhes para ser armarem em prosélitos do amor único e isso acho ridículo. Claro que existe empenho, capacidade de sacrifício, mas no fundo tem-se sorte. Encontras uma pessoa, gostas muito dela, queres que ela seja feliz e dás contigo a fazer coisas que nunca pensaste e a aturar coisas que nunca achaste que ias aturar porque gostas dessa pessoa.

QUAL FOI O ARGUMENTO PARA DEIXAR DE SER ATEU?
Não sei se algum dia deixei realmente de ser ateu. Eu sou estruturalmente ateu, não vejo evidências de Deus na minha vida. O que existe é um grande fascínio pelos Evangelhos que começou por ser estético, literário. E depois atraiu-me a possibilidade de formar comunidade, com pessoas com as quais se vive coisas muito intensas e de quem nos tornamos amigos. Tudo isso faz com que sintas a experiência da fé como algo que te toca. Isto ainda que eu tenha consciência de que há uma parede que é não acreditar num Deus que criou tudo.


* Excertos de entrevista ao "i"

** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.   

.

Sem comentários: