29/10/2015




689
Senso d'hoje
ALBERTO MANGUEL
 ESCRITOR E BIBLIÓFILO
ARGENTINO/CANADIANO
  A PALAVRA ESCRITA
 
Somos uma sociedade da palavra escrita e toda a nossa experiência, memória e relação com os outros passa pela palavra. Nas sociedades orais é diferente, há um sentido diferente do tempo e do espaço. Sempre senti, mesmo em criança, que a minha experiência primária vem das palavras…

Eu não me desfaço de nenhum livro. Fiquei sempre com todos os livros que entraram na minha biblioteca. Mesmo os maus. Porque nunca sabemos quando vamos precisar deles. O único livro que deitei fora porque não o queria na minha biblioteca – para não contaminar o espaço – foi o “Psicopata Americano”, de Bret Easton Ellis, que é, na minha opinião, infeccioso.

PRÉMIO NOBEL
O Prémio Nobel não tem qualquer importância. Perdeu toda a credibilidade. Achei óptimo quando o atribuíram a Tranströmer [2011] ou a Doris Lessing [2007], mas quando o dão a Dario Fo… Ele é um homem simpático, mas essa atribuição torna o prémio completamente destituído de sentido. Em relação a Vargas Llosa, teria preferido que dessem o prémio a Carlos Fuentes, que era, julgo, não só um escritor mais interessante como seguramente um homem melhor. Mas quando vemos que Kafka, Proust, Borges, Joyce, nenhum deles recebeu o prémio...

MAIS DE 40 MIL LIVROS
A minha biblioteca está organizada segundo alguns grandes princípios que têm que ver com a língua em que o livro foi escrito. Por isso tenho secções de francês, inglês, espanhol, italiano, russo ou chinês. Nessas secções linguísticas, todos os livros estão por ordem alfabética, pelo nome do autor. Não estão divididos por género. Por exemplo, a poesia e o teatro de Pessoa, a correspondência, a prosa, está tudo junto. Mas há algumas excepções que criam as suas próprias secções. Mitologia, contos de fadas, teologia, a Bíblia, escritos dos primeiros cristãos, livros de cozinha, policiais, antologias e por aí fora. Todos esses estão separados das secções linguísticas.

* Excertos de fantástica entrevista ao "i", a 08/10/15.



** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.   

.

Sem comentários: