18/09/2015

.


648
Senso d'hoje
         SANDRA 
DUARTE TAVARES
 PROFESSORA UNIVERSITÁRIA,
LINGUISTA
 AUTORA DO LIVRO
"500 ERROS MAIS COMUNS
 DA LÍNGUA PORTUGUESA" 

NÃO FALAMOS BEM
Lamentavelmente, hoje em dia, talvez devido aos grandes atrativos digitais, temos pouco tempo para dedicar ao livro e à leitura. E por essa razão, todos nós – e eu incluo-me, apesar de ter formação em linguística e ser professora – cometemos muitos erros. Eu própria aprendi imenso na redação desta obra e fui surpreendida. Aliás, sou surpreendida a cada instante.

SURPRENDIDA?
Durante a minha infância e adolescência pratiquei patinagem artística e sempre disse que ia praticar num ringue. Ora, ao fazer este livro descobri que estava a cometer uma incorreção de vocabulário porque ringue significa um recinto para a prática de boxe e luta livre. O que eu devia dizer, e que só aprendi agora, é que rinque é o que define o recinto para a prática de desportos como a patinagem. Este é um exemplo como fui surpreendida pelas especificidades deste idioma que é tão nosso.

O ERRO IRRITANTE
Aquele erro que me dá muita urticária é o uso do melhor em vez de mais bem. Eu digo: "Ontem comi bem neste restaurante, mas amanhã quero comer melhor". Quando eu estou perante, por exemplo, o adjetivo disposta, digo que estou bem disposta. Mas se quiser dizer que, logo à noite vou estar com a minha família, não digo que quero estar melhor disposta, mas sim mais bem disposta. Este é um erro muito repetido no âmbito do desporto: "a equipa A ficou melhor classificada do que a B". É um erro que me incomoda porque classificada nesta frase é um adjetivo. Logo, o advérbio bem deve flexionar na forma regular. Devemos dizer que "a equipa A ficou mais bem classificada do que a B".

* Excertos de interessantíssima entrevista ao "DESTAK"


** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.   


.

Sem comentários: