08/09/2015

.


639
Senso d'hoje
   DALILA CARMO
ACTRIZ
“A inquietação está 
no meu código genético”

Relação conflituosa com o teatro? 
Já tive um contratempo, há uns anos, desmaiei em cena. E acho sempre que isso me vai voltar a acontecer e portanto tenho sempre aquela sensação de abismo. Hoje em dia relativizo mais e isso até acaba por ser quase um estímulo.

Viajar...
Sempre gostei muito de viajar e aproveito todas as minhas paragens para o fazer. Cada vez mais! Cheguei ontem do Líbano, que é um lugar com um potencial enorme e que está muito pior do que nós. Ir para fora é muito bom porque nos abre os horizontes, percebemos a realidade das outras pessoas e o que é realmente fundamental. Quem viaja tem uma consciência do mundo completamente diferente. Permite-nos situarmo-nos melhor e percebermos quem somos e porque somos assim.

Acho que é a diferença entre o turismo e a viagem. Eu gosto de viajar. Gosto de fazer parte dos lugares. Para mim, viajar é quase como fazer um personagem novo, sinto-me a viver uma vida nova. Gosto da sensação de experimentar uma rua pela primeira vez, de ir a um café onde nunca fui, ver pessoas que nunca vi, sentir cheiros que nunca tinha sentido. Sempre tive este prazer. Lembro-me das primeiras viagens que fiz, com a turma de teatro, na escola do Porto. Ao fim de uns dias as pessoas estavam todas com saudades de casa e queriam voltar. Eu era a única que não me importava de ficar mais tempo e que nunca queria voltar a casa. Gosto de estar em casa e a minha casa é aqui, mas quando vou, vou sem saudosismo, que é uma coisa que nos impede de realmente vivermos os lugares como eles têm de ser vividos. O prazer da novidade, para mim, é tão grande que supera o saudosismo. A grande viagem que fiz este ano, de cinco meses à América do Sul, é um exemplo disto. Fui só com bilhete de ida, porque não sabia quando iria voltar. Só voltei porque tinha ensaios.

 * Excertos de entrevista esclarecedora ao "i".


** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro. 

.

Sem comentários: