20/06/2015

CATARINA BEATO

.




Crónicas na Corda Bamba: 
O que tenho contra
 o "beach body"? 
Só a parte da praia

Chegou o calor, num Verão antecipado, e surgem mil e uma soluções para garantir um "beach body" em tempo recorde. Não gosto de estrangeirismos mas a expressão resume aquilo que as pessoas, ainda mais as mulheres do que os homem, procuram: um corpo magro para exibir na praia.

Criticamos a pressão, mas está em todo o lado, nos cartazes de biquinis maravilhoso, nas redes sociais em que falamos mal de quem se exibe sem poder, com ou sem gorduras, nos livros de sumos e batidos que nos esse tal do "beach body".

O que é que eu tenho contra o "beach body"? Apenas a parte da praia. Exibam-se corpos saudáveis como forma de estimular cada pessoa, mulheres e homens, a cuidarem do seu durante o ano inteiro. Um corpo saudável (e, por sinónimo bonito) não serve para exibir na praia, até porque - sejamos realistas, a luz do sol é a maior inimiga dos olhares mais críticos porque até a menor celulite fica visível. Um corpo saudável tem diversas formas, tem nome técnico, chama-se biótipo e cada um tem o seu. Mesmo saudáveis nem todos os corpos se parecerão com aquilo que metemos na cabeça como um corpo saudável. E, boas notícias, se perguntarmos a cada pessoa aquilo que considera "um corpo bonito" teremos milhares de respostas, tão diferentes como os tipos de corpos que existem.
Invista-se num corpo saudável durante o ano inteiro, durante todos os dias, nas pequenas e nas grande opções. Que seja um "corpo de espelho", aquele para o qual conseguimos olhar todos os dias durante mais de cinco segundos e, não será todos os dias, porque o bom humor também não, pensar "gosto do que vejo".
Acabaremos com os negócios sazonais mas espaçaremos o conceito ao longo dos doze meses do ano, sem pressa, nem pressão. Queremos corpos para o dia de Natal, para os últimos de Janeiros, Santos Populares e recomeço do ano lectivo. Queremos corpos com todas as formas e feitios. Apenas saudáveis.

Conto-vos, perdi 15 quilos para não morrer de cancro nos estômago, como o meu pai, serei para a vida inteira um bocadinho irritante, a ver defeitos em todo o lado e a detestar a luz do sol que me mostra as celulite que não queria ter mas, quando me vejo o meu "corpo de espelho", todos os dias, sei que faço o melhor por ele. Ou seja, por mim.

Escritora e autora do blog "Dias de Uma Princesa"

IN "DINHEIRO VIVO"
08/06/15

.

Sem comentários: