27/06/2015

.


566.
Senso d'hoje
  
  CATARINA PORTAS
EMPRESÁRIA DA
"VIDA PORTUGUESA"
SOBRE LISBOA

“Nós, portugueses, temos uma certa tendência para nos acharmos vítimas do mundo” 

O que escrevi foi que algumas zonas da cidade se estão a transformar em zonas caça-turistas, e isso preocupa-me. Estava a falar exactamente da Rua Augusta. Acho que, neste momento, devíamos parar todos para pensar, a começar pela CML, mas também por muitos agentes da cidade. Também acho que o turismo é uma oportunidade fantástica e é bom que os outros conheçam a nossa cidade. Agora, temos de perceber que consequências é que isso tem. Não podemos estar de braços abertos a tudo. Tem de haver estratégia. Sobretudo, o que me preocupa realmente é matar a galinha dos ovos de ouro. Ou seja, os turistas vêm a Lisboa porque gostam de uma cidade que não é ainda uma cidade perfeita, que é uma cidade com charme, antiga e que ainda tem algumas coisas de manufactura que não existem noutras cidades da Europa. Quando um hotel aparece a querer despejar as lojas que lá estão há cem anos, o que esse hotel está a fazer é matar a galinha dos ovos de ouro, como é o caso do Hotel Bordallo Pinheiro que, para existir, vai despejar uma loja com 99 anos, a Cerâmica de Sant’Ana.

Tenho uma loja onde mais de 50% do que vendo é dinheiro estrangeiro. Sou a primeira interessada no turismo em Lisboa, mas não quero olhar para hoje e amanhã sem olhar para o ano que vem. Acho que a isso se chama falta de inteligência.

* Excertos de entrevista ao "i"

** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro. 
.

Sem comentários: