12/05/2015




520.
Senso d'hoje

 MARIA BARROSO
  EX-ACTRIZ E PROFESSORA
 FUNDADORA DO P.S.
  SOBRE O MODO DE ENCARAR A VIDA


Gosto de me projectar no futuro, de ajudar os mais novos e de seguir o que se passa, o que se diz, o que se pensa.

Estou preocupada. Preocupada com o nosso país, com a Europa e com o mundo. Mas tenho sempre a esperança de que seja possível melhorar a situação para que as gerações futuras possam viver em sociedades tolerantes, solidárias e pacíficas. Tenho 90 anos, sabe?

E valeu a pena ter vivido. Apesar de todas as contrariedades, de todos os revezes, de todas as encruzilhadas. Passei tempos muito difíceis quase desde que nasci. Mas acreditei sempre. A minha irmã tem uma fotografia em que estou com a minha mão na mão do meu pai, não teria mais de dois anos, e estávamos na penitenciária onde ele estava preso por razões de ordem política. Foi tantas vezes preso… comovo-me quando o penso. Mandaram--no para o Forte de Angra do Heroísmo e, quando o meu marido era Presidente da República, visitámos o forte e, a certa altura, olhei para uma parede e estava escrito “Tenente Alfredo Barroso”, com a letrinha do meu pai. Fiquei emocionada, muito, muito.

Não perdi a esperança de que melhoremos a nossa situação, como não perdi a esperança de que a Europa e o mundo melhorem. Cada um de nós deve dar um bocadinho de si próprio, o mundo pode ser melhorado. Devemos colocar o melhor de nós na formação das mentes dos mais jovens, cabeças que são constantemente perturbadas pela violência dos nossos tempos. A televisão tem uma grande influência – como dizia o Padre António Vieira, o que entra pelos olhos tem mais força do que aquilo que entra pelos ouvidos –, mas mesmo assim tenho fé. E a família é fundamental, que os mais jovens acreditem nisso e na formação de cidadãos pacíficos e tolerantes que nos ajudem a caminhar na estrada certa. .

* Excertos de esperançosa e inteligente entrevista ao "i"



** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.  


.

Sem comentários: