29/04/2015






507.
Senso d'hoje

 GIULIA ENDERS
 GASTEROENTEROLOGISTA
AUTORA DO LIVRO
A VIDA SECRETA
DOS INTESTINOS
 SOBRE A IMPORTÂNCIA
DOS INTESTINOS

Quando tinha 17 anos apanhei uma doença de pele muito estranha e fiquei surpreendida porque os médicos apenas me davam pomadas para pôr nas feridas. Na altura pensei “vou estar neste corpo toda a vida e não sei, na verdade, como funciona; sei como conduzir um carro, mas não sei quase nada sobre isto”. Quando comecei a ler sobre o assunto fiquei chocada: percebi que os intestinos são um órgão com muita responsabilidade, que faz imenso. São parte do nosso metabolismo e representam dois terços do nosso sistema imunitário. Quando li sobre os intestinos percebi que o órgão podia causar doenças de pele. No meu caso, a minha condição alterou-se quando mudei de dieta, pelo que já não como glúten e consumo muito pouca lactose. A minha pele ficou boa outra vez. Mas não penso que esta seja uma solução universal. As doenças têm sempre mais elementos — há os genes e o ambiente, entre outras coisas.

Agora, com a industrialização e a comida processada, maltratamos os nossos intestinos porque não lhes damos as bactérias saudáveis de que precisam e que são capazes de os nutrir, como se colocassem, por dentro, loção nos intestinos. Durante o dia estamos tão ligados ao computador e ao cérebro que nos esquecemos que temos algo mais agarrado ao corpo. Às vezes é muito bom ter o intestino nas nossas mentes, até porque as pessoas tendem a ignorar quando têm dores de barriga. E isso não se devia fazer.

* Excertos de entrevista surpreendente ao "OBSERVADOR"


** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.  


.

Sem comentários: