14/04/2015

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HOJE NO
 "JORNAL DE NOTÍCIAS"

O que deve saber sobre os combustíveis
. "low cost"

Serão os combustíveis "low cost", sem aditivos, sinónimo de baixa qualidade? Afetam o rendimento das viaturas? Provocarão problemas mecânicos a médio/longo prazo? As respostas variam consoante a fonte.

A única certeza é que os combustíveis provêm todas das mesmas refinarias e que as grandes marcas afirmam acrescentar-lhes aditivos para melhor corresponderem às necessidades dos motores modernos.
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A DECO efetuou testes com gasóleo de marca e "low cost" e não encontrou diferenças significativas, a não ser no preço, bem menor no "low cost".

Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), "todos os combustíveis comercializados em território nacional têm que cumprir as especificações técnicas estabelecidas na legislação em vigor, (...) independentemente de quem os comercializa, (...) garantindo a qualidade dos produtos e a salvaguarda das viaturas".

A Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis já chegou a alertar para a "qualidade inferior" dos combustíveis "low cost", "vendido mais barato porque é um produto base sem qualquer aditivo, estando tecnologicamente ultrapassado há décadas e desfasado das exigências tecnológicas dos motores fabricados hoje".

E há quem aconselhe, por uma questão de prudência, a atestar um depósito com combustível aditivado por cada quatro usando a gasolina ou gasóleo "low cost".

Mais prudente, a Associação de Empresas Petrolíferas (APETRO), em comunicado de dezembro passado, distinguia os "combustíveis simples", à venda em todos os postos a partir de sexta-feira, dos "low cost", mas sem nunca pôr em causa a qualidade dos mesmos.

"A lei que agora entrará em vigor determina, por seu lado, que todos os postos passem a comercializar apenas gasolina sem qualquer aditivo, não se impondo qualquer condição relativamente ao preço praticado. A APETRO afirma que "não é possível (...) nos postos de abastecimento convencionais, conseguir reduções do preço de venda ao público, semelhantes aos apresentados pelo "low cost", uma vez que se altera apenas "um dos fatores de redução dos custos".

Mesmo assim, a APETRO defende que os produtos aditivados se distinguem pela "qualidade, fruto de muita investigação e desenvolvimento".

* Informação útil. Essa dos aditivos melhorarem a performance do carro é só para mistificar.


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