29/03/2015

.


476.
Senso d'hoje

   BEATRIZ BATARDA
  ACTRIZ
 UM POUCO DE SI

«Gosto de filmar perto de casa e de po­der voltar à família. A outra vantagem de es­tar perto é a de poder levar o meu carro. Nem sempre há um espaço só para os atores e eu não gosto de ficar refém da sala de maquilha­gem/catering nos plateaux. É frequente pro­curar o silêncio entre cenas no meu carro. Não o faço por falta de vontade de confrater­nizar, é que o ator deve conhecer as suas fra­gilidades e defender-se delas. Eu gosto dos detalhes na representação e se me distraio, a coisa deslaça.»

«Olha pa­ra a nossa história, toda feita de pérolas! Por­que serão os filmes portugueses tão ama­dos lá fora? É um cinema rico e variado com identidade própria que traz olhares singu­lares sobre a nossa realidade. É um cinema que revela e nos questiona, e isso é o que se quer do cinema apoiado pelo Estado, aquele cinema feito para as pessoas e que não é re­fém das exigências comerciais. E são vários os exemplos da nova geração: Miguel Go­mes, Marco Martins, Salavisa… E é sempre bom relembrar que estes filmes são feitos com poucos meios, com fundos vindos das taxas sobre a publicidade nos canais televi­sivos, e não das nossas contribuições fiscais, porque o cinema gera emprego e movimen­to na economia interna. Tenho orgulho do cinema português e gostaria de vê-lo mais acarinhado pelos portugueses.»

«A vida muda. Tal como a morte, o nascimento é uma experiência transfor­madora. Não sou a mesma atriz nem a mes­ma pessoa que fez o Peixe Lua, de José Álva­ro Morais. Estou mais velha, mais cheia, de perdas e de alegrias, e consequentemente a minha relação com a profissão também se vem transformando. Creio que não há ato­res com um perfil igual. Mas penso que todos partilhamos uma espécie de inquieta­ção. Quando estou a um instante de entrar no palco procuro definir um interlocutor presente no público, direcionar o momento da fantasia a essa pessoa, como um ato de dá­diva sem retorno. No cinema também pro­curo fazer o mesmo mas aí o meu interlocu­tor vive na câmara.»

* Excertos de entrevista ao "NOTÍCIAS MAGAZINE"


** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.  

.

Sem comentários: