01/02/2015

.


421.
Senso d'hoje

    ANTÓNIO BARRETO
 SOCIÓLOGO
 SOBRE O PAÍS


"Gostaria de ver alguns ex-governantes e banqueiros presos"


A reforma do Estado, da administração pública, de cima a baixo, o governo não conseguiu fazer. Houve uma alteração interessante no sistema de nomeação dos dirigentes, mas chegou--se ao fim do ano com 60 ou 70 directores-gerais à espera de ser nomeados. À espera de quê? Controlar a administração não é só nomear os amigos, não nomear também é uma forma de controlo. Na saúde, e tenho grande respeito e amizade pelo ministro Paulo Macedo, o que se está a passar nas últimas semanas é estranho. 


Portugal tem uma tradição dirigista e estatal. Nunca houve partidos liberais dignos desse nome. Eu classifico-me como liberal de esquerda e todos olham para mim desconfiados. A direita não é liberal, a esquerda é antiliberal. E o catolicismo também teve a sua influência. 

Não dou muita importância, nem acho muito importante, a regionalização. Parece um subproduto; não há manteiga vamos buscar a margarina. É simplesmente um tema oportuno.

* Excertos de importante entrevista ao jornal "i"
 

Sem comentários: