13/02/2015

.


SINCERAMENTE


Sabia que a palavra “sincera” foi inventada pelos romanos?
Eles fabricavam certos vasos com uma cera especial tão pura e perfeita

Nalguns casos era possível distinguir os objetos guardados no interior do vaso.

Para um vaso assim, fino e límpido, diziam os romanos:
“- Como é lindo! Parece até que não tem cera! “

“Sine cera” queria dizer “sem cera”, uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes.

Com o tempo, o vocábulo “sine cera” se transformou em ‘sincero’
e passou a ter um significado relativo ao caráter humano

Sincero é aquele que é franco, leal, verdadeiro

“O bonito me encanta. Mas o sincero, ah! Esse me fascina.”
                (Clarice Lispector)

"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar
a acreditar-te."(Friedrich Nietzche)

“Sinceridade é a verdade com amor.”
(Chico Xavier)

 “A maneira de falar e de escrever que nunca passa da moda
            é a de falar e escrever sinceramente.”     (Ralph W. Emerson)

“Um amigo é uma pessoa com a qual posso ser sincero.
Diante dele posso pensar em voz alta.”  (Ralph Emerson)

Se eu estiver a ser sincero hoje, que importa que tenha de arrepender-me amanhã?”(José Saramago)


.

Sem comentários: