20/07/2014

.

ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

A História repete-se e este vídeo
 é a prova disso

O território que motiva os conflitos entre Palestina e Israel sempre foi disputado, ao longo da História

Face à escalada da violência entre Israel e a Palestina, este vídeo, publicado no YouTube em 2012 e que está a ser actualmente partilhado nas redes sociais, ganha novo fôlego. É da autoria de Nina Paley e conta a história do território onde hoje está Israel, mostrando que já foi disputado por várias culturas ao longo da história. 
Paley representa muitas pessoas no seu vídeo: podem ver-se homens pré-históricos, cananitas, egípcios, assírios, isrealitas, babilónios, gregos, egípcios da dinastia ptolemaica, selêucidas, macabeus, romanos, bizantinos, árabes, cruzados, mamelucos, otomanos, britânicos, palestinianos, judeus, membros do Hamas e do Hezbollah, forças de defesa de Israel e terroristas. No final, surge o anjo da morte. 

A canção surge na banda sonora do filme ‘Exodus’, de 1960, que aborda a história da fundação de Israel e cujo protagonista era Paul Newman. É interpretada por Andy Williams. Veja a tradução da letra:

"Esta terra é minha
Deus deu-me esta terra

Esta corajosa e antiga terra para mim
E quando o sol da manhã
Revela as suas colinas e planícies
Aí eu vejo uma terra
Onde as crianças podem correr livremente.

Por isso, toma a minha mão
E percorre esta terra comigo
E percorre esta linda terra comigo
Embora seja só um homem

Quando tu estás ao meu lado
Com a ajuda de Deus
Eu sei que posso ser forte. (x2)
Para tornar esta terra a nossa casa

Se precisar de lutar
Lutarei para fazer com que esta terra seja nossa.
Até morrer esta terra é minha!"

* O ódio que as religiões transpiram.


.

Sem comentários: