05/06/2014

. .

O QUE NÓS

RECORDAMOS!




Quando eu era criança…

Dez escritores de livros infantis recordam aquilo que liam e os brinquedos que adoravam


No dia 1 de Junho, é celebrada a infância, a primeira época da vida de qualquer pessoa. Contudo, há pessoas que não a deixam logo para trás, e que a revisitam para enriquecer a infância dos outros.

É o caso destes 10 escritores, a quem perguntámos quais foram os livros e brinquedos mais queridos em crianças. Todas estas pessoas criaram obras para o público infanto-juvenil e hoje em dia, povoam a cabeça das nossas crianças. 

Alice Vieira
71 anos
Escreveu mais de 60 livros para crianças

O livro:
‘Coração’, de Edmondo De Amicis

O brinquedo: lápis, borrachas e cadernos

“Fui criada com tios e tias e lia tudo o que havia lá na casa. Havia maus romances que faziam chorar muito, e visto que a minha infância foi muito complicada e ninguém me ligava muito, os livros eram uma tábua de salvação. O meu livro de infância foi o ‘Coração’, de Edmondo De Amicis. Era dos finais do século XIX e era um diário de um miúdo na escola primária. Ainda tenho o livro e li-o quando era muito pequena, com 7 ou 8 anos.

Também lia muitos romances de cordel, como os que as velhas têm. Um deles era o ‘John, o chaffeur russo’. Fartava-me de chorar com essa porcaria.

Como brinquedos, eu tinha bonecos, mas para mim o mais importante eram lápis de carvão, borrachas e cadernos. O que eu queria era estar num cantinho a escrever histórias cheias de erros. 


Um tio deixava-me usar uma máquina de escrever Remington, quando tinha 8 ou 9 anos. Às vezes nem sabia o significado das palavras que escrevia. 

Só fui para a escola quando entrei no liceu D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, com 10 anos. Nunca tinha brincado com ninguém. As minhas tias diziam: não estás habituada, não vais gostar... Mas eu até inventava aulas para ficar lá mais tempo.”


A PARTIR DE UM TRABALHO DE LEONOR RISO


IN "SÁBADO"
01/06/14


.

Sem comentários: