04/06/2014

.


O QUE NÓS

RECORDAMOS!




Quando eu era criança…

Dez escritores de livros infantis recordam aquilo que liam e os brinquedos que adoravam


No dia 1 de Junho, é celebrada a infância, a primeira época da vida de qualquer pessoa. Contudo, há pessoas que não a deixam logo para trás, e que a revisitam para enriquecer a infância dos outros.

É o caso destes 10 escritores, a quem perguntámos quais foram os livros e brinquedos mais queridos em crianças. Todas estas pessoas criaram obras para o público infanto-juvenil e hoje em dia, povoam a cabeça das nossas crianças. 


José Fanha
63 anos
Publicou mais de uma dezena de livros para a infância e juventude


O livro: ‘Alice no País das Maravilhas’ de Lewis Carroll
O brinquedo:
bonecos

“Cresci com uma avó muito especial. Tinha sido educada pelo seu avô e meu trisavô, general de engenharia e colaborador do engº Gustave Eiffel. Ela contava-me histórias de fantasia e histórias da História.

A ‘Alice do País das Maravilhas’ fez parte da minha infância assim como a Imperatriz Josefina ou o Napoleão, e o Feiticeiro de Oz jantava à minha mesa com rainhas e reis da História Portuguesa. 



Foi a minha avó que me deu o meu primeiro álbum do Tintin em francês quando ainda não havia traduções em português.

Também fazia casinhas e criava cidades imensas no chão do quarto, onde habitavam os bonequinhos com que ia inventando as minhas histórias.”


A PARTIR DE UM TRABALHO DE LEONOR RISO

IN "SÁBADO"
01/06/14

 . 


Sem comentários: