12/06/2014


.

O QUE NÓS

RECORDAMOS!




Quando eu era criança…

Dez escritores de livros infantis recordam aquilo que liam e os brinquedos que adoravam


No dia 1 de Junho, é celebrada a infância, a primeira época da vida de qualquer pessoa. Contudo, há pessoas que não a deixam logo para trás, e que a revisitam para enriquecer a infância dos outros. 


Inês Pedrosa
51 anos
Escreveu duas histórias para crianças


O livro: ‘Histórias Com Juízo’ de Mário Castrim O brinquedo: bonecas

“Os primeiros livros de que me lembro são da Sophia de Mello Breyner Andresen, sobretudo ‘O Rapaz de Bronze’ e ‘A Menina do Mar’. Marcou-me também um livro infantil muito imaginativo e inteligente de Mário Castrim, ‘Histórias Com Juízo’, protagonizado por panelas que jogavam à bola, mesas sem pernas, etc.

O meu avô materno recitava-me a Lírica de Camões, que continua a ser uma das minhas leituras fundamentais, desde os meus três ou quatro anos.

Pelos 10 anos, devorei com paixão a saga em vários volumes ‘O Romance de Isabel’, de Berthe Bernage, uma história de amor e heroísmo passada na II Guerra Mundial. 



Aos onze anos encontrei, escondido numa gaveta do meu pai, o então escandaloso ‘Novas Cartas Portuguesas’, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, que li de fio a pavio e agiu sobre mim como um vendaval.
Dos brinquedos, as bonecas eram para mim seres humanos e pretexto para histórias e conversas intermináveis.”



A PARTIR DE UM TRABALHO DE LEONOR RISO

IN "SÁBADO"
01/06/14 



.

Sem comentários: