11/06/2014

.

O QUE NÓS

RECORDAMOS!




Quando eu era criança…

Dez escritores de livros infantis recordam aquilo que liam e os brinquedos que adoravam


No dia 1 de Junho, é celebrada a infância, a primeira época da vida de qualquer pessoa. Contudo, há pessoas que não a deixam logo para trás, e que a revisitam para enriquecer a infância dos outros. 


Alexandre Honrado
53 anos
Publicou mais de 20 livros infantis e juvenis

O livro: ‘Aventuras de João Sem Medo’ de José Gomes Ferreira 

O brinquedo: urso de peluche .
.
“As minhas primeiras fotos de menino à procura de heróis dão comigo a desfazer um autocarro vermelho de dois andares, com um polícia inglês – um Bobby – com o seu chapéu inconfundível, um reluzente Beefeater [guarda da Torre de Londres] e um urso de peluche – perdão, o Teddy Bear – cor de café com leite, com pouco café e olhos de vidro penetrantes.

Dormi com o Teddy Bear durante um par de anos, confesso. E sobreviveu – vive hoje numa prateleira em que a memória o consagra. O irrepreensível companheiro de jornada.

A esses brinquedos favoritos tenho de juntar um que adorava: um modelo original, da Corgi, do Aston Marin DB5 que James Bond guiava no filme ‘Goldfinger’ (de 1964).

A avó Ana levava-me sempre um livro novo à cabeceira da cama ou ao sítio onde eu estivesse. A pequenos contos tradicionais (Esopo, La Fontaine, os Irmãos Grimm), seguiram-se milhares de outros, com muitos portugueses à mistura e com José Gomes Ferreira, que escreveu o ‘Aventuras de João Sem Medo’, à cabeça.

Lembro-me de muitos títulos (que não dizem nada às gerações actuais) e das fases em que devorava Emilios Salgaris, Jack Londons, Júlios Vernes, Selmas Lagerlofs de empreitada; da Condessa de Ségur confesso que li alguns. 


Li a Brigitte, uma colecção de livros de Berthe Bernage, e em muito pequeno, os livros da Anita, que eram propriedade da mais velha das minhas irmãs. Coisas extraordinárias, que fizeram do meu cérebro (sempre próximo do meu coração) uma coisa mais feliz, se calhar, do que o das outras crianças.”

 
A PARTIR DE UM TRABALHO DE LEONOR RISO


IN "SÁBADO"
01/06/14


.

Sem comentários: