02/03/2014

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ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"

Anúncio de funerária causa polémica

Uma agência funerária de Lisboa colocou um anúncio na Internet que é duramente criticado por agentes do sector. Num mês, o filme já tem cerca de 60 mil visualizaões no YouTube.
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A campanha publicitária da agência funerária Funalcoitão, de Lisboa, está a causar polémica no sector. No anúncio com a duração de 66 segundos - e que no espaço de um mês teve já cerca de 60 mil visualizações no YouTube - é filmado um cortejo fúnebre liderado por um homem montado num burro, onde não falta uma banda a tocar acordeão e tambores, pessoas a fazerem acrobacias e um morto com o caixão aberto.
"Mais do que enterros, fazemos homenagens", é a mensagem com que termina o filme.
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"Este anúncio é uma falta de dignidade profissional. No nosso sector, temos o dever de não apalhaçar as coisas", critica João Barbosa, presidente da Associação dos Agentes Funerários de Portugal. Em declarações ao Expresso, este responsável, defende que o marketing funerário "pode ser agressivo mas sempre digno". E considera que o anúncio em questão "acaba por desprestigiar todo o sector". 
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Carlos Almeida, da Associação Nacional de Empresas Lutuosas (ANEL), não partilha desta opinião. "Já vi casos de catálogos de urnas funerárias com senhoras menos vestidas". Sobre este caso, não vê "mal ao mundo" e garante que as reações que lhe chegam "são positivas". Para o presidente da ANEL, esta empresa funerária fez "um anúncio irónico e satírico que não ofende ninguém".
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"Um funeral não tem de ser sombrio

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Um dos responsáveis da agência Funalcoitão, Carlos Carneiro, diz ao Expresso "respeitar as críticas negativas" mas esclarece que quiseram apenas realizar um anúncio que passasse a mensagem de que "um funeral não tem de ser tradicional, sombrio, pesado". E lembra que o texto que se ouve em voz off no anúncio é o de um poema de Mário de Sá-Carneiro, intitulado 'O Fim'.  
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Carlos Carneiro revela que desde que o anúncio circula nas redes sociais que têm tido mais procura de clientes e de pessoas que pretendem "saber um pouco mais" sobre os serviços desta funerária.  "Percebemos que o anúncio possa causar polémica. Mas as reações e comentários na nossa página do Facebook têm sido muito positivos", garante.  

* Percebemos a polémica, mas a criatividade é superior.



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