23/12/2013

.
HOJE NO
"RECORD"

Rúben Faria: 
«Quero fazer melhor do que já fiz»

O piloto Rúben Faria (KTM) vai participar no rali Dakar'2014 com a ambição de "melhorar o segundo lugar" do ano passado e vencer, mas ressalva que terá de ultrapassar uma lesão ainda não totalmente curada.

"Para 2014 o objetivo é fazer o melhor possível. Eu venho de uma lesão que me aconteceu em agosto e ainda não está 100 por cento curada. Mas vou dar o meu melhor, o meu máximo, e, claro, quero fazer melhor do que já fiz, que foi o segundo lugar", disse esta segunda-feira o piloto todo-o-terreno, à margem de uma receção oficial do secretário de Estado do Desporto e Juventude a todos os participantes portugueses na prova.

O motard ressalva que o Dakar é uma prova especial e que muita coisa pode mudar de edição para edição. "Cada ano é um ano. O Dakar não é um nem três dias, são 15 dias de dureza, de sofrimento. Mexe com muita coisa: esforço físico, psicológico, mota, é preciso muita sorte também", disse Rúben Faria, que pela primeira vez nesta edição não estará em prova como mochileiro do principal piloto da KTM.

"O meu trabalho de 'mochileiro' já ficou para trás. Obviamente que, se eu não me sentir a 100 por cento fisicamente e se alguém da equipa precisar de ajuda e eu não estiver bem classificado, obviamente que vou ajudar", explicou o piloto. Em 2013, na edição do Dakar em que ficou em segundo lugar, Rúben Faria esteve totalmente dedicado a ajudar o francês Cyril Despres (então na KTM e agora na Yamaha).

"O meu objetivo principal era ajudar o Cyril Despres. Agora vou trabalhar para mim, portanto, vou concentrar-me nos meus objetivos: fazer a prova dia-a-dia, melhorar fisicamente - porque o tempo foi passado em fisioterapia à mão, não em treino. Mas estas provas e o desporto são mesmo assim", disse.

Nove pilotos portugueses vão enfrentar um rali Dakar'2014 mais longo, cuja 35.ª edição, sexta na América do Sul, cresceu cerca de 1.000 quilómetros e fará uma inédita incursão na Bolívia. Com mais 400 pilotos inscritos - incluindo sete portugueses nas motos e dois nos carros -, esta edição será disputada de 05 a 18 de janeiro de 2014, entre Rosario, na Argentina, e Valparaiso, no Chile, com uma passagem nos planaltos da Bolívia reservada em exclusivo aos motards.

O itinerário do mais importante rali todo-o-terreno do Mundo terá 9.374 quilómetros para os carros, dos quais 5.552 de "especiais", enquanto as motos terão de percorrer 8.734 quilómetros, incluindo 5.228 de troços cronometrados, repartidos em ambos os casos por 13 etapas. 

* Melhor que vencer é recuperar a lesão por completo, embora lhe desejemos o maior sucesso.

.

Sem comentários: