13/12/2013

.
HOJE NO
"A BOLA"

«Nelson Mandela foi a chave do nosso
. sucesso em 1995» - Chester Williams
 

Em 1995, quando a África do Sul derrotou a Nova Zelândia na final e venceu o Mundial de rugby, Chester Williams era o único jogador negro dessa histórica equipa, que anos mais tarde foi homenageado no filme Invictus.

Agora, aos 43 anos, Chester revela que Madiba serviu de inspiração para os Springboks.

«O apoio de Mandela foi muito importante. Ele falou comigo nalgumas ocasiões, disse que a nação estava a apoiar-me e que aquilo representava muito. Ele foi a chave do nosso sucesso. Para mim, ele significava o Mundo, era minha fonte de inspiração», recordou o Williams, que sofreu na pele o apartheid.

«Não foi fácil entrar numa equipa de brancos. Mas com o tempo fui bem aceite. Tinha algumas alcunhas e ouvia algumas bocas ofensivas, mas isso só foi no começo. Todas as pessoas reconheciam as minhas qualidades e formámos uma grande seleção», rebobinou, em declarações à Globo. 

* Era uma grande equipa, ganhar à Nova Zelândia foi obra.

.

Sem comentários: