03/10/2013

.
HOJE NO
"ABOLA"

«A falta de apoios é uma realidade»
 - João Sousa

Após domingo histórico para o desporto nacional, João Sousa considera que, tanto ele, como o corredor Rui Costa, contribuíram para a maior visibilidade de Portugal noutras modalidades que não o futebol.

«A falta de apoio para outros desportos em Portugal é uma realidade. Temos muito talento em Portugal e tanto eu como o Rui mostrámos isso nas últimas semanas», disse o primeiro tenista português a conquistar um torneio ATP, acrescentando que ele e Rui Costa, campeão do Mundo de ciclismo, fizeram «um bom trabalho pelos outros desportos que não o futebol»: «Feliz ou infelizmente, o desporto rei é o futebol.»

«No ténis, são os pequenos detalhes que fazem a diferença e, se calhar, se tiver esses apoios, posso expandir a minha equipa e fazer um trabalho ainda mais sério do que tenho feito até agora», explicou o vimaranense, de 24 anos, que, aos 14, teve de mudar-se para Barcelona para prosseguir o sonho de ser profissional: «Infelizmente, em Portugal não temos muitos jogadores a quererem ser profissionais. Pode ser que estes meus feitos possam ajudar.»

Apontando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como «um dos objetivos primordiais», o melhor português de sempre no ranking internacional (51.º) falou, em conferência de imprensa, sobre «a responsabilidade enorme» de jogar «em prol do país»: «Mas, eu não compito com os jogadores portugueses. Ter alcançado a melhor marca de sempre de um tenista português é um motivo de orgulho, não só para mim, mas para as pessoas que trabalharam comigo. Sinto-me muito feliz e honrado por aquilo que estou a trazer ao ténis nacional.»

* As modalidades que não o futebol são olhadas de esguelha pelo políticos no poder, acorrem pressurosos quando os atletas obtêm vitórias mas depois afastam-se e, nos dias difíceis, Fernanda Ribeiro como exemplo, viram as costas.

.

Sem comentários: