27/09/2013

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 HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Deutsche Bahn mantém comboio de mercadorias a partir de Portugal

A empresa está a "ponderar reiniciar um segundo comboio semanal de mercadorias entre Portugal e a Alemanha no próximo ano".

A DB Schenker, participada do grupo alemão Deutsche Bahn, assegura que irá manter o serviço de um comboio semanal de mercadorias, de ida e volta, entre Portugal e a Alemanha, disse ao Económico Jorge Carvalho, director de marketing da DB Schenker.


Jorge Carvalho acrescentou que a empresa do grupo Deutsche Bahn está a "ponderar reiniciar um segundo comboio semanal de mercadorias entre Portugal e a Alemanha já no primeiro trimestre do próximo ano".
A edição da "Transportes em Revista" da passado dia 25 de Setembro avançava que a realização deste comboio semanal de mercadorias gerido pela DB Schenker estaria em risco devido a constrangimerntos na circulação nas linhas ferroviárias espanhola e francesa.

Em declarações ao Económico, Jorge Carvalho afasta esse cenário, mas reconhece a existência de problemas, nomeadamente atrasos na região de Bordéus devido à construção de uma nova linha ferroviária.
"Nos ‘slots' de passagem existem vários níveis de prioridade dos comboios, com prioridade para os passageiros e só depois para as mercadorias. Este comboio tem uma classificação de internacional em Portugal, em Espanha e na Alemanha, mas em França apenas tem classificação e comboio nacional, o que o deixa no fim quando a circulação é resposta", explica o responsável da DB Schenker.

Jorge Carvalho acrescenta que a situação envolve também alguns constrangimentos na circulação ferroviária em Espanha. "O próprio grupo Deutsche Bahn está neste momento a negociar com as gestoras das redes ferroviárias de Espanha e de França uma solução para minorar os atrasos que se têm verificado", adiantou aquele responsável.
Num comunicado hoje distribuído pela DB Schenker, a empresa do Grupo Deutsche Bahn revela que no passado dia 13, as saídas dos comboios tiveram um atraso superior a uma semana, acrescentando que "a direcção da empresa tem feito todos os esforços junto dos seus parceiros para solucionar esta situação e corresponder às necessidades dos clientes".

Jorge Carvalho acrescenta ao Económico que "atrasos de cinco, seis ou sete horas neste tipo de transporte não são graves, mas atrasos de vários dias muito preocupantes e geram um efeito dominó, que tem de ser evitado".
O comboio da DB Schenker, cuja operação se iniciou em Novembro de 2011, pode transportar até um máximo de cerca de 760 toneladas de mercadorias em cada sentido. Os principais clientes são a Autoeuropa (Grupo Volkswagen), Portucel, Renault e Unilever.

Os produtos mais transportados por este serviço da DB Schenker são automóveis, papel e alguma maquinaria de Portugal para a Alemanha, e componentes automóveis e produtos de grande consumo e de distribuição da Alemanha para Portugal.

Apesar de nunca ter sido assumido oficialmente, o eventual interesse do Grupo Deutsche Bahn na privatização da CP Carga (recentemente adiada para 2014) e nas concessões das empresas públicas de transporte de passageiros tem sido comentado no sector.

* A  economia precisa de transporte rápido de mercadorias para a europa.

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