25/04/2013

RUBINA SEQUEIRA

.


Liberdade é...

A liberdade é uma pomba branca que voa sem fim…

Estou a brincar!
Bem, pode ser que noutros lugares do planeta as pombas brancas sejam livres, mas aqui a liberdade só serve alguns, e não são as pombas brancas as felizes contempladas. Eu diria que, na ilha da Madeira, a liberdade é mais… um Lobo-Marinho!
Perdoem-me os animais em vias de extinção, mas a metáfora vem mesmo a jeito. É que, nesta Deserta Grande da Liberdade, livres mesmo são os privados que têm dinheiro para alimentar a Fundação Social Democrata e que, por/para isso mesmo, são lobos-marinhos sorvedores do dinheiro público.
Por conseguinte, livres são aqueles que detêm o monopólio do transporte marítimo de mercadorias e posterior distribuição, com a bênção do Governo Regional.
Realmente livres são aqueles que estão acima da lei e podem construir um centro comercial que viola o PDM, para depois serem contemplados com um Plano de Urbanização da Ribeira de São João, feito à medida de um privado, que salva a obra de um embargo levado a cabo pela mesma Câmara que aprovou o dito Plano… (Confuso, mas invejável, não é?)
Mas, livres, livres, livres são aqueles que podem desviar o trânsito para fazer a obra particular!
Ora, em climas temperados como o nosso, temas quentes como este tendem a ser tratados com algum cuidado para não ferirem susceptibilidades. Azar dos azares, o dia 25 é aquele em que é publicado o meu artigo de opinião, e não me apetece ser amena, até porque já levo com essa treta da revolução há 30 anos e ainda estou à espera dela…
A título informativo, deixem-me que vos conte que o ex-Presidente da República Mário Soares disse, um dia, que não houve revolução em 1975, explicando que tudo foi tão pacífico porque o regime, simplesmente, caiu de podre! Pois eu acho que os madeirenses estão à espera do mesmo. Estão à espera que o regime jardinista caia de podre, para depois virem para a rua abanar flores.
É lá convosco… Contudo, até lá, por mais pombas que voem na Praça do Município, a liberdade é…
…um Lobo Marinho!

Advogada

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
25/04/13

.

Sem comentários: