27/02/2013

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HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Campanha para pagar menos 
pela luz consegue 75 mil 
consumidores em dois dias

A iniciativa da Deco de convidar os consumidores a juntarem-se para pagar menos na fatura de eletricidade conta, até agora, com 75.692 adesões, sendo que a campanha decorre até 30 de abril, revelou a associação. 

Em declarações à agência Lusa, a responsável pelas relações institucionais da associação, Rita Rodrigues, afirmou que a Deco "não tem um objetivo em termos numéricos" num universo de cerca de 3,5 milhões de clientes, e acrescentou estar surpreendida, "não tanto com as adesões, mas sim com a rapidez" com que os consumidores responderam.

A campanha com o mote "juntos pagamos menos", iniciada há dois dias, pretende que os clientes de eletricidade adiram a esta iniciativa, findo o qual a Deco fará um leilão pelo preço mais barato junto dos operadores de mercado como a EDP, Galp, Endesa ou Iberdrola, entre outros.

Após estarem definidos os operadores vencedores por cada tarifário, os consumidores que aderiram à campanha passarão a ter as condições de preço resultantes do leilão que a Deco tem a expetativa de ser mais baixo do que as atuais tarifas oferecidas no mercado livre. 

Rita Rodrigues referiu que a rapidez com que estão a aumentar as adesões "não é mais do que o reflexo do que a Deco sempre disse", ou seja que "apesar da liberalização do mercado, as ofertas aos pequenos consumidores não são competitivas".

Questionada se os operadores vão reagir a este leilão com tarifas mais baixas, uma vez que têm afirmado que a margem de desconto em relação ao preço regulado é diminuta, a responsável da Deco afirmou não corroborar dessa opinião porque, de acordo com os cálculos da associação de consumidores "existe a possibilidade de as operadoras irem mais além".

Rita Rodrigues adiantou que os operadores que oferecerem um preço no leilão da Deco têm de descontar o custo pelo esforço de conquista de clientes pela via das ações de marketing.

Na segunda-feira, a disse em comunicado que a intenção desta iniciativa é "responder a uma preocupação crescente dos consumidores relativamente aos custos da eletricidade" e "promover um processo transparente e com provas dadas noutros mercados que visa fomentar a concorrência entre os vários fornecedores do mercado liberalizado".

Esta é uma ação "que visa reduzir a despesa mensal com a eletricidade", adiantou a Deco, mas, "para ter o maior sucesso possível, é essencial" que os consumidores façam a a sua adesão, de forma a que "quantos mais formos, maior o nosso poder de negociação junto dos fornecedores e a pressão para que nos proponham a tarifa mais baixa possível".

O leilão está marcado para 2 de maio e será apurado o vencedor com o preço mais baixo nos vários tarifários.
Após a oferta, a partir de 15 de maio a Deco vai comunicar a todos os consumidores que participaram na ação qual o fornecedor vencedor e quanto poderão poupar com o novo contrato, sendo que só mudam se entenderem.

A Deco refere ainda que poderá vir a receber uma comissão por cada contrato assinado pelos consumidores junto do fornecedor que ganhar o leilão.

* Não nos cansamos de repetir, a DECO defende o consumidor, faça-se associado, só terá benefícios

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