20/06/2012

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TRÊS RODAS

  


Um designer de motas com sede em Paris surgiu com uma nova forma de moto - três rodas em linha. A idéia é manter toda a manobrabilidade de uma mota de duas rodas, mas torná-la mais estável. 

"O esquema básico de uma moto praticamente não mudou desde que foi inventado", diz Julien Rondinaud. "Andar de moto continua a ser muito perigoso: há muita potência e apenas uma pequena área de contacto com a estrada numa moto tradicional, uma perda de aderência em qualquer roda normalmente produz um acidente.". 

Rondinaud  usa a solução  numa KTM Super Duke de motor invertido e três rodas de 14 polegadas para criar uma aderência  50% maior. As duas primeiras rodas, muito próximas entre si, viabilizam mais agilidade,  a terceira roda, traseira, confere estabilidade. 

As três rodas usam braços oscilantes, suspensão e freios  em unidades independentes. Mas, para entender como  isto funciona  tem que se ir mais fundo. 
A roda dianteira usa uma direcção de cubo mecânico como uma Bimota Tesi ou GTS da Yamaha. A roda do meio põe a potência, mas porque a distância entre eixos frente-meio é menor com o motor invertido, a unidade de roda dentada é em si accionada por uma corrente e polia, para obter a correta direção da unidade.
 
A roda traseira é outro cubo dirigivel, mas não tem nenhuma ligação com o guiador. Em vez disso, ela simplesmente segue a inclinação e velocidade ditada pelas duas rodas dianteiras.

"Obviamente, a diferentes velocidades a roda traseira precisa dirigir um valor diferente. O efeito de manobra do ângulo de direcção no cubo traseiro significa que isso acontece naturalmente, com um amortecedor hidráulico suavizando a ação", explica Rondinaud.

NR: Este filme é de 2009 e desde então não temos conhecimento de alguma evolução na abordagem deste protótipo.
 

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