11/11/2011




HOJE NO
"RECORD"

Guardiola: 
«Mourinho é talvez 
o melhor treinador do Mundo»,
elogio sincero ao rival do real madrid

O elogio fácil e a crítica dura andam de mãos dadas quando se fala de José Mourinho. O técnico do Real Madrid que não deixa ninguém indiferente. Mas ouvir Pep Guardiola, treinador do Barcelona, classificar o rival como melhor do Mundo, é diferente. E, embora muitos possam pensar em segundas intenções, o catalão pareceu sincero.

"Mourinho é, talvez, o melhor treinador do Mundo", afirmou Guardiola diante de 1.500 pessoas, num colóquio patrocinado por uma instituição bancária espanhola, que decorreu em Valência.

O técnico do Barcelona falava do homólogo do Real num contexto de foras-de-série, onde incluiu o seu pupilo Lionel Messi. "Não acredito que volte a ver outro futebolista tão bom a jogar", sublinhou.

Mas o argentino não foi o único a merecer elogios no Barça, pois no plantel "todos têm o futebol no sangue".

"Xavi, Iniesta ou Villa, que ganharam tudo, correm como fosse o último dia das suas vidas. É essa a razão pela qual merecemos o respeito das pessoas durante tanto tempo. Olhem para eles: ganharam tudo e continuam a querer mais", reforçou, lembrando:

"Se venço é porque tenho uma grande equipa e um orçamento de 400 milhões. Se os meus jogadores não fossem tão boas pessoas, poderia ganhar, mas não conquistaria 12 ou 15 títulos."

"Sei que um dia me irei cansar de treinar e abandonarei. Já me aconteceu o mesmo quando era futebolista. Oxalá esse dia chegue porque normalmente um treinador é despedido antes que possa escolher sair pelo seu próprio pé. Até agora tenho tido essa possibilidade, mas não vai ser sempre assim", destacou ainda, encerrando com uma referência aos adeptos:

"O carinho e o contacto é a chave para um grupo. Alguém tem de tomar decisões e eu estou ali porque me pagam para as tomar. Ter 90.000 pessoas a chamar-te 'burro' é duro, mas não o é menos se forem 5.000. Só lá chegam os eleitos."


* Apesar de torcermos sempre por Mourinho o mérito de Guardiola é inegável e o Barcelona ainda é a melhor equipa do mundo.

.

Sem comentários: