05/10/2011

ISABEL STILWELL








Homens a brincar 
       e elas às compras

É hilariante. Como experiência piloto, a Ikea australiana criou nas suas lojas, durante quatro dias, um espaço só para homens, onde os ditos podem jogar matrecos, ver futebol na televisão e brincar com outros gadgets electrónicos, enquanto as mulheres vão às compras. Inspirado no espaço infantil, onde os pais deixam os filhos, a Manland tem o mesmo objectivo: deixar que elas vão às compras em paz, sem arrastar à trela um sujeito rabugento, que pergunta quando é que se despacham dali.

Ao 'entregar' o marido, a esposa recebe um alarme que dispara passados 0 minutos (parece muito pouco!), para que, nas palavras da porta-voz da Ikea, se lembre de o vir buscar, frisando que se algum ficar esquecido, serão obrigados a chamar as autoridades, que saberão que destino dar a estes seres que sofrem de 'Short Retail Attention Spam', uma adaptação do Deficit de Atenção que está tão na moda.

Os vídeos feitos no dia 16 de Setembro, e que podem ser vistos no Youtube, são de morrer a rir. Os descomplexados seres que preferiram ficar a jogar matrecos garantem que é uma ideal genial e que agradeciam que todos os espaços comerciais tivessem uma 'caverna para homens'. A descontracção com que a porta-voz fala, sem medo do politicamente incorrecto, também é uma lição de que se pode brincar (e fazer marketing!) com as ideias feitas.

Corajosa, porque é evidente que se levantaram logo algumas vozes de protesto, alegando que há homens que adoram ir às compras (daaaa!), que esta acção só estimula o sexo masculino a não dividir tarefas, e até um grupo gay a perguntar quando o casal é constituído por dois homens qual é o que fica na Manland, acusando a cadeia de fomentar a homofobia. A falta de sentido de humor é de facto universal e mais preocupante do que a crise.

Nota - pressupõe-se que o alarme toca a horas de irem carregar a mercadoria, e que em casa estarão entretidos a montar as prateleiras e os móveis, não? É que sob os estereótipos há hábitos que não convém mudar!


IN "DESTAK"
03/10/11

.

Sem comentários: