04/09/2011



Pilotos de Aviões, Navegadores e Pistas se ajustam à mudança do Norte Magnético

O Pólo Norte magnético, o ponto no topo da Terra que determina as posições geográficas em uma bússola, está mudando a sua posição a uma taxa de cerca de 40 quilômetros por ano. Em termos geológicos, esta se deslocando do Oceano Ártico, perto do Canadá em direção à Rússia.

Como resultado dessa mudança, todo mundo que usa uma bússola, mesmo que seja como um backup para sistemas modernos de navegação GPS, precisa estar consciente da mudança, fazer ajustes às mesmas ou obter gráficos atualizados para garantir que chegará aonde pretendem ir, sem erros, dizem as autoridades. Isso inclui pilotos, navegadores e até mesmo apenas andarilhos caminhantes.

"Você pode acabar a poucos quilômetros ou a centenas de quilômetros de distância, do local em que voce gostaria de estar dependendo de quão distante você está indo", disse Matthew Brock, um técnico da empresa Lauderdale Velocímetros e Bússolas, de Fort Lauderdale, uma empresa de reparos em bússolas.

Embora a mudança magnética tenha pouco impacto sobre a pessoa média e não apresenta perigo para a Terra em geral, está custando às indústrias da aviação e da marinha milhões de dólares para modernizar, atualizar e modificar os seus sistemas de navegação, cartografia, mapas e gráficos.


Toda pista de aeroporto tem pintado em suas cabeceiras os números das coordenadas de sua localização


Porque é que o Pólo Norte Magnético está de mudança?

O núcleo da Terra de ferro líquido quente está em constante movimento de rotação. Esse movimento, combinado com forças como a própria rotação da Terra, dita a posição do norte magnético, para não ser confundido com o norte geográfico, ou o Pólo Norte. "O Norte magnético está mudando o tempo todo, é um processo contínuo, não um evento", disse Jeffrey Love, geofísico para Pesquisa Geológica dos EUA-Programa Geomagnetismo, com base em Golden, no Colorado.

Ao longo do século passado, a principal mudança foi a aceleração do aumento na velocidade. Passou de rastejar tão lento como 9 milhas ( 14,4 km) por ano no início de 1900 para mais de 35 milhas (56 km) anuais na primeira década de 2000, quadruplicando a velocidade da mudança de local do Norte Magnético. No entanto, a aceleração também faz parte do ciclo natural, disse Love. "Nos próximos 10 a 20 anos a partir de agora, ele pode estar desacelerando", disse ele.

Atualmente, a mudança cria uma diferença de cerca de um grau na direção da bússola de cinco em cinco anos, disse Love. Assim, a Federal Aviation Administration-FAA avalia os números de localização e sinalização das pistas dos aeroportos a cada cinco anos, disse Kathleen Bergen, porta-voz da FAA.

A FAA não soube dizer quantos aeroportos nos EUA já foram afetados. No entanto, dezenas de grandes e pequenos aeroportos nos Estados Unidos já sofreram alterações ou pretendem mudar seus números de localização das pistas, que são baseados em direções apontadas pela bússola.

O Aeroporto Palm Beach International Airport mudou seus três números de pista em dezembro de 2009 a um custo de US$ 268.686,00. Esse custo incluiu o redesenho dos números de localização da pista, substituição de sinais e atualização das publicações das cartas aeronáuticas de navegação, disse o porta-voz do aeroporto, Casandra Davis.


Fonte: http://articles.sun-sentinel.com

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